Faça você mesmo: 9 reparos domésticos fáceis de fazer

Existem alguns reparos domésticos que são tão simples que nem precisam de um especialista. E se você contratar um profissional do ramo para ...



Existem alguns reparos domésticos que são tão simples que nem precisam de um especialista. E se você contratar um profissional do ramo para resolver problemas triviais eles ficarão envergonhados em cobrar pelo serviço. São tarefas que vão desde o encanamento, aquecimento, elétrica, ar-condicionado até consertos de aparelhos eletrodomésticos. Com um pouquino de esforço você poderá evitar grandes desperdícios e economizar algum tempo...

Se você já fez algum trabalho de melhorias em casa, provavelmente já sabe resolver muitos destes que vou apresentar. Alguns truques valem a pena aprender — mas lembre-se: ‘a primeira coisa a fazer é chamar um profissional sempre que algo der errado’.


Baixa pressão de água na torneira

Limpar ou substituir o aerador: ao longo do tempo, aeradores podem entupir com minerais ou outras pequenas partículas liberadas no interior das tubulações. Remova o arejador girando no sentido horário. Talvez você precise de um alicate para desapertá-lo. Uma vez removido, você pode separar as peças do arejador e limpá-los com água, sabão e uma escova macia. Se estiver muito velho é melhor simplesmente substituí-lo. Leve-o consigo até loja de ferragens para localizar um subtituto exato de aerador.

Não usar o vaso do banheiro como uma lata de lixo

Coloque o lixo no lixo, em vez disso: vovê acha que isto é óbvio, mas aparentemente não é. Nosso encanador recebeu uma ligação para desentupir um sanitário que ele tinha recentemente instalado. Ele ficou surpreso pois tinha instalado um vaso quase impossível de entupir. Depois de diversas tentativas com um desentupidor de WC, ele desistiu e o removeu para olhar dentro. A saída foi completamente obstruída com um emaranhado de suportes plásticos de fio dental, que foi removido com um alicate. Economize essa chamada de serviço simplesmente usando a lixeira.

Tem um vazamento?

Tente reapertar a porca da válvula:.da próxima vez que você encontrar uma poça d’água, procure por uma válvula  próxima ao local com vazamento antes de chamar o encanador. Ao encontrá-la, tente virar a porca com uma chave de boca. Se o aperto não parar o vazamento, você terá que desligar a o registro principal da casa e retirar o punho e a porca para substituir a borracha de vedação — ainda assim é uma correção muito fácil.

Sem água quente?

Verifique a luz de piloto do aquecedor de água: antes de chamar o técnico, remova a tampa metálica localizada na parte inferior do aquecedor de água ou simplesmente olhe através da porta de vidro para ver se a chama piloto está aceso. Se você não vir uma pequena chama, siga as instruções na etiqueta colada no tanque para reacender o piloto. Alguns aquecedores de água de alta eficiência não tem uma luz que fica acesa o tempo todo. Se você tem um desses, verifique o que diz o manual do proprietário sobre acendimento automático e verifique o termopar. 

O termopar é um componente do aquecedor a gás localizado próximo ao queimador da chama piloto. É um dispositivo de segurança que desliga o gás se a chama piloto se apaga ou se o acendedor elétrico falha. Se a chama piloto não permanecer acesa, o termopar pode estar com defeito, e deve ser ajustado ou substituído. Para ajustá-lo, você deve apertar a porca do termopar com uma chave inglesa. Tome cuidado para não aplicar muita pressão à porca - apenas aperte-a levemente. Depois, tente acender o piloto. Se o piloto não permanecer aceso, substitua o termopar por um novo do mesmo tipo.

O refrigerador não está gelando?

Como  desentupir ou desobstruir o dreno do refrigetador?
Verifique a posição do seletor de temperatura: Pode ser tão simples quanto abrir uma torneira. Você não acredita mas é bem comum encontrar a chave seletora de temperatuta do refrigerador na posição ‘desligado’. Alguém pode ter esbarrado no seletor enquanto guardava o leite, ou uma criança curiosa pode ter torcido o botão.

Outro erro corriqueiro é o acúmulo de sugeira na parte inferior do condensador. Geralmente ali acumulam-se pó e pelos de animais. Se for isso, apenas retire a tampa e faça a limpeza puxando a gaveta para fora se tiver uma.  Na traseira do refrigerador há uma grade radiadora de calor. Equivocadamente as pessoas penduram para secar roupas e toalhas. Esse costume afeta o desempenho do refrigerador. Até aqui é muito fácil.

Por último verifique se a saída do dreno do evaporador está obstruida. Clique aqui  ou na imagem ao lado e veja detalhadamente como fazer isso. Demorado mas fácil...

Sem chama nos queimadores do seu fogão a gás?

limpeza do queimador do fogão a gás

esquema do queimador do fogão a gás
Verifique se a fonte de energia do fogão: para se certificar de que está ligado, verifique se a vávula de segurança próximo ao botijão de gás está na posição correta. Certifique-se de que as bocas estão completamente secas. Se estiverem molhadas não acenderão. Se você não ouvir o gás saindo quando o queimador é ativado, então o botijão está vazio. 

Se você ouvir o gás saindo mas o queimador não acender, certifique-se de que o fogão está ligado à rede elétrica. Geralmente os fogões são equipados com um centelhador de autoacendimento que necessita de energia. Se ao girar o botão você não ouvir um ruido semelhante ao de uma campainha será necessário limpar o dispositivo de ignição perto do queimador ou o orifício piloto.

Por último verifique se o injetor está obstruido e utilize uma fina haste com uma espécie de ‘agulha’ numa das extremidades para desentupir. Até aí nada de complicado!

Fogão elétrico não aquece?

Uma limpeza recente pode ser a razão: é a primeira coisa que se deve perguntar, "Limpou o fogão recentemente?" Geralmente a resposta é sim, e a solução é fácil. Quando você removeu e recolocou o queimador de volta na base, os contatos não se encaixaram corretamente ao bloco de terminais de engate. Levante a parte superior do fogão e tente reinstalar o bloco de terminais. Tente também afastar os terminais ligeiramente para criar uma conexão mais firme. Verifique se a tomada ou plugue elétrico que fornece energia está com mal contato.

Uma tomada elétrica não funciona?

trocando os interruptores da sua casa
Atualize suas tomadas elétricas antigas: Muitas residências ainda utilizam o modelo antigo de tomadas elétricas. E, no caso dos interruptores, há a necessidade de rever se estão fechando o contato corretamente. Em 2011 foi determinado pelo Inmetro e regulamentado pela ABNT o novo padrão brasileiro de tomadas e plugues. As tomadas antigas podem apresentar alguma folga ou mal contato e devem ser substituídas. A reposição é simples, desde que você desligue os disjuntores que alimentam os circuitos da casa. Uma chave de fenda será suficiente para o serviço. E lembre-se: eletricidade pode ser muito perigoso. Se não sentir-se seguro chame um profissional especializado.

Sem força para sugar?

Verifique se o filtro está cheio: não me leve a mal, mas é verdade que muita gente esquece de trocar periodicamente os filtros do aspirador de pó. Além do filtro de papel ainda há os filtros que cobrem o motor e a saída de ar. Geralmente ficam impregnados de poeira, fuligem e outras partículas que se acumulam em seus orifícios impedindo a passagem do ar.

Sem contar que algumas faxineiras são tão eficientes e rápidas que vão sugando tudo que encontram pela frente. Desde tampas de caneta até meias, cuecas e calcinhas que ficaram escondidas debaixo da cama. Assim muito antes do esperado o seu aspirador de pó ficará completamente entupido. Sem força para aspirar.

Não esqueça de revisar o rabicho e o plugue elétrico pois este geralmente sofre esforço mecânico e acaba se rompendo. Para completar fica a dica na figura ao lado...

Adaptação e tradução: Emerson F. Tormann.
Fonte: Revista Family Handyman.
Imagens: Life Hacker, Handyman e blogs da internet. 

COMENTÁRIOS

Nome

14136,1,14136:2002,1,16280,11,abastecimento,7,Abinee,2,ABNT,22,Abraceel,3,abradee,7,ação social,3,acidentes,9,ADASA,1,administração de condomínios,6,AES,2,água,28,Alston,1,ambiente interno,1,ANA,1,Anatel,5,Android,1,aneel,67,Angra,1,ANP,1,apagão,8,Aplicações,2,aplicativo,5,Apple,2,aquecedor solar,2,aquecimento,3,ar condicionado,3,arquitetura,4,ART,2,Asolar Energy,1,associações,3,assosindicos,29,assosindicos-df,25,aterramento,2,audiência pública,5,autoconsumo remoto,1,autogeração,4,autogeradores,2,automação,1,automóvel,6,autônomo,5,Baidu,2,bairro,1,banda-larga,6,bandeiras tarifárias,55,barrageiro,1,bateria,27,Belo Monte,9,bicicleta,2,biodiesel,2,bioenergia,5,biogás,1,biohacking,1,biomassa,5,biotecnologia,1,blog,4,blogueiros de brasília,7,BNDES,11,boletos,1,bom negócio,2,Bovespa,1,bricolagem,1,BRICS,2,burocracia,1,cabeamento estruturado,2,Cade,2,CAESB,3,calculadora,1,campanha,4,carnaval,1,carregador,6,carreira,15,carro elétrico,23,cartel,3,cartilha,5,carvão,2,catavento,2,CCEE,7,CEB,32,CELG,2,celular,11,células de combustível,1,centrais hidrelétricas,1,cesp,1,cftv,2,charge,3,chefe,1,China,9,chip,1,choque,4,choque elétrico,6,cidade inteligente,4,Ciência,8,Cinema,2,classe,1,CLDF,6,climatização,1,CO2,7,código de posturas,1,cogeração qualificada,1,coletores solares,1,combustíveis,4,comércio,2,computadores,4,comunicação,11,concessionárias,8,concurso público,1,condomínio,27,Condomínios,27,congresso,3,conjuntura,1,construção civil,3,consulta pública,7,consumo,77,conta,69,controle de acesso,1,convenção,1,convênios,1,convivência,5,CoP21,4,Copel,2,corrupção,7,CPFL,10,CREA,5,CREADF,4,crise,10,crise energética,12,crise hídrica,58,CSEM,2,cultura,4,currículo,5,cursos,22,custos,4,decreto,1,defesa civil,4,desabastecimento,2,descarga atmosférica,6,descarga elétrica,6,descargas elétricas,5,desmatamento,3,diesel,3,direito tributário,1,disjuntores,1,Dispositivo de Proteção contra Surtos,2,Dispositivo DR,2,distribuidora,15,Distrito Federal,7,dívida,4,Doe Sangue,1,DPS,2,drones,3,ecológico,2,economia,158,Edificações,7,Eduardo Braga,3,educação,12,eficiência energética,25,elétrica,11,eletricidade,46,eletricista,3,eletrobras,8,eletroeletônicos,1,Eletrolão,1,eletrônica,4,Eletros,1,elevadores,3,empreendedorismo,9,emprego,15,empreiteiras,2,Empresa de Pesquisa Energética,3,Empresas,4,Empresas abertas,1,Empresas brasileiras,1,Empresas estatais,1,endividamento,3,energia,88,energia elétrica,85,energia eólica,30,energia limpa,19,energia nuclear,4,energia renovável,32,energia solar,107,energia sustentável,13,energias alternativas,17,engenharia,28,ensino,6,entidades,1,entretenimento,1,eólica,16,EPE,6,escola,4,escolaridade,1,estágio,1,Estatais brasileiras,1,estatísticas,1,estatuto,1,evento,18,exposição,6,fábrica,7,facebook,2,falta de energia,9,família luz,1,feira,5,FGTS,4,Fiepa,1,finanças,4,financeiro,2,fios e cabos elétricos,11,fluorescentes,4,FMI,1,fontes renováveis,19,fotovoltaico,52,fraude,7,frente parlamentar,2,Funai,1,futuro,5,gás,8,gás natural,8,gasoduto,1,GDF,30,General Electric,1,gênero,1,geração compartilhada,1,geração de empregos,2,geração de energia,25,geração distribuída,8,geração eólica,18,geração solar,26,gerador,7,geradores a diesel,1,Gere sua energia,1,gestão,9,golpe,1,google,6,governo,67,greenpeace,2,greve,1,grupo gerador,1,habitíssimo,1,halógenas,3,heliotermia,4,heliotérmica,4,Hemocentro,1,hidrelétrica,20,hidrelétricas,27,hídrica,1,hidrometração,2,hidrômetro,1,história,3,HORÁRIO DE BRASÍLIA,6,HORÁRIO DE VERÃO,7,HORÁRIO DE VERÃO 2014/2015,2,hospital,1,HTTP/2,1,ibge,1,ICMS,9,idade,1,identificação,1,IDV,1,iluminação,24,imóveis,3,impeachment,2,impostos,12,inadimplência,3,incandescentes,4,individualização,1,indústria,18,inflação,3,informação,7,infraestrutura,7,Inmetro,1,inovação,66,inspeção,6,instalações,13,internet,34,investimentos,41,iPhone,1,irregularidades,5,Israel,1,ISSE 2016,1,Itaipu,7,Jirau,4,lâmpadas,12,laudo,7,laudo técnico,10,laudo termográfico,1,led,13,legislação,5,lei,18,leilão,12,licitação,3,light,3,linguagem de programação,2,linhas de transmissão,3,linux,1,literatura,2,lítio,1,livros,5,lixo,5,LUOS,5,luz,67,manutenção,14,marco civil,7,marketing,1,matriz elétrica,8,MDIC,1,megausinas,1,megawatts,1,MEI,1,Meio Ambiente,6,mercado,37,mercado de trabalho,7,mercado imobiliário,4,Mercosul,1,metrô-df,7,MG,2,Micro Empreendedor Individual,2,microgeração,26,microgeração de energia,28,microgeração distribuída,13,microsoft,5,microtorres eólicas,2,Minas Gerais,2,minigeração distribuída,4,Ministério de Minas e Energia,22,MMA,2,MME,14,mobilidade,1,Módulos Fotovoltaicos,4,monitoramento remoto,1,Montes Claros,1,mortes,3,motores a diesel,2,motores elétricos,1,MP,3,MTE,2,multinacional,2,museu,3,nanotecnologia,1,NBR,19,negócios,3,no-break,2,Normas,25,normativa,3,Norte de Minas,1,Novas tecnologias,2,NR-10,3,nuvem,2,onedrive,1,ONS,17,orelhões,1,outorga,1,painéis solares,29,painel fotovoltaico,41,palestra,7,para-raio,3,parecer técnico,1,Parque Tecnológico Itaipu,5,parques eólicos,8,pás de rotor,1,pátio,1,patrão,1,Pequenas empresas,2,perfil,1,pesquisa,25,petróleo,3,pilha,1,PL,21,placa fotovoltaica,26,planejamento,6,plano de privatização,4,plantas,2,plástico,1,PLS,5,pocel,1,política,7,poluição,5,portabilidade,7,Portugal,1,potabilidade,1,PPCUB,5,PPP,1,preço,4,Prefeitura de São Paulo,1,premiação,1,prevenção,3,primeira indústria de painéis,3,procel,3,professor,1,profissional habilitado,17,profissional liberal,7,Project Sunroof,1,projeto de lei,25,projetos na área,16,pronatec,1,proposta,7,Proteste,2,qualidade da água,1,QUANDO COMEÇA O HORÁRIO DE VERÃO,5,QUE HORAS SÃO,5,racionamento,9,rádio JK FM,1,raio,3,raios,5,recarga,1,reciclagem,4,rede inteligente,5,redes de smart grid,6,redes sociais,11,Reformas,10,registro profissional,4,regras,5,regras de convivência,5,reservatórios,16,resíduos,2,resolução,7,retrofit,1,revisão,1,revolução,2,RFID,1,risco de apagão,3,robôs voadores,1,rolamentos,1,salário,3,Santo Antônio,2,saúde,8,Sebrae,2,sedhab,1,segurança,30,seminário,1,Senai,3,Serviços,3,setor,4,setor elétrico,91,similares,1,síndico,15,Síndicos,20,sistema elétrico,5,smart grid,18,smartphone,6,sobrecarga,1,Socioeconomia,2,software,9,solar,26,Spotify,1,startup,2,stj,2,subsíndico,4,sustentabilidade,32,tarifa,92,TCDF,1,teatro,1,Técnicas,2,técnico,5,técnico de grau médio,10,técnicos industriais,15,tecnologia,41,tecnologia da informação,34,telecomunicações,16,telemedidores,2,temperatura,1,termelétrica,8,termografia,1,termologia,1,tesla,5,trânsito,1,transmissão de energia,6,tributação,7,turbina,4,turbina eólica,9,TV Digital,5,Ubuntu,1,UnB,6,União Européia,1,urbanismo,1,usina hidrelétrica,15,usina nuclear,2,usina solar,19,usinas eólicas,10,vento,1,video,6,videovigilância,1,vistoria,3,vizinho,3,voltagem,1,web,6,webinar,3,whatsapp,7,workshop,1,zelador,1,
ltr
item
apservtec: Faça você mesmo: 9 reparos domésticos fáceis de fazer
Faça você mesmo: 9 reparos domésticos fáceis de fazer
http://i.kinja-img.com/gawker-media/image/upload/s--im1RNd0w--/c_fit,fl_progressive,q_80,w_636/ugyc5dadyfrjkdka2p20.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-hEtwJiotlYM/UckEa-f2s6I/AAAAAAAABHI/VN7oKotNBNs/s72-c/dreno+(4).jpg
apservtec
http://servicos.atualidadepolitica.com.br/2015/02/faca-voce-mesmo-9-reparos-domesticos.html
http://servicos.atualidadepolitica.com.br/
http://servicos.atualidadepolitica.com.br/
http://servicos.atualidadepolitica.com.br/2015/02/faca-voce-mesmo-9-reparos-domesticos.html
true
104026982293760891
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver Todos Ler Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGS POSTS Ver TUDO RELACIONADAS TÓPICO ARQUIVO BUSCAR TODOS A busca não retornou respostas Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto há $$1$$ minutos 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar TUDO Selecionar TUDO Todos os códigos foram copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário