O que o síndico deve saber sobre o desligamento do sinal analógico de TV?

Imagine chegar em casa, depois da jornada de trabalho, ligar o televisor para assistir ao programa preferido e ver somente chuviscos na tela...

Imagine chegar em casa, depois da jornada de trabalho, ligar o televisor para assistir ao programa preferido e ver somente chuviscos na tela...


chuviscos na tela da TV analógica por falta de sinal

Pois essa situação hipotética tornar-se-á realidade em poucos dias aqui no DF e nas cidades goianas de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

Desde o dia 15 de fevereiro deste ano foi determinado pelo Ministério das Comunicações que as emissoras teriam o sinal analógico desligados gradativamente, a começar pela cidade de Rio Verde (GO). A experiencia de Rio Verde deu ao MC uma medida do impacto que essa ação teria na sociedade e pode monitorar o comportamento dos telespectadores com a finalidade de ter maior tranquilidade no processo de transição do sinal de TV, que se estenderá até 2018.

A próxima localidade a ser contemplada com o desligamento do sinal analógico de TV será o Distrito Federal. A data marcada, que seria primeiramente em 3 de abril de 2016, foi adiada para 26 de outubro de 2016 e novamente protelada para o próximo dia 17 deste mês de novembro. Com isso, a Assosindicos DF e o SINTEC-DF estão preparando algumas ações de divulgação no mês do síndico que servirão para orientar todos os moradores de condomínios do DF e entorno.

O síndico será o agente de propagação dessa informação de caráter social e de utilidade pública pois é ele o representante da coletividade que vive nos condomínios. As orientações sobre o evento de proporção nacional servirão para respaldar o síndico no atendimento aos condôminos. Muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que significa esse desligamento e por isso não estão dando a devida importância. Assim, ao receber a orientação de especialistas no assunto, o síndico poderá responder às dúvidas de todos.

Algumas questões mais complexas exigem conhecimento técnico e dessa forma é importante que o síndico receba o apoio dos técnicos filiados ao SINTEC-DF. Muitos prédios são dotados de sistema de antena coletiva e por isso mesmo o síndico será questionado quanto ao funcionamento adequado desses equipamentos. Alguns condomínios têm, inclusive, equipe de manutenção periódica para o sistema de antena coletiva. O que poderá ajudar o síndico mas não resolverá o problema de todos os moradores. Para que cada morador possa assistir aos programas habituais é necessário que possua um aparelho conversor de sinal digital ou um televisor que esteja preparado para receber o sinal digital de TV.

Naturalmente algumas pessoas, ao se depararem com a falta de imagem no televisor, procurarão os responsáveis pela manutenção do edifício para fazer a reclamação. Via de regra o primeiro a ser lembrado é o síndico e essa situação pode ocasionar conflito entre moradores e síndico devido à insatisfação de não ter os canais de TV habituais funcionando.

A preocupação da Assosindicos DF em parceria com o SINTEC-DF está em orientar as pessoas quanto ao funcionamento do sistema e a instalação adequada para cada condomínio. Os prédios nem sempre possuem sistema de antena coletiva. Em vista disso, a Assosindicos DF e SINTEC-DF estao disponibilizando em seus sites um cadastro para os síndicos de condomínios que se enquadram nessas características. A ideia é convidar aqueles que demonstrarem interesse em participar da palestra de orientação sobre a novidade. Já que o síndico é um excelente propagador de informações da comunidade.


Desligamento TV analogica - Condominios e antenas coletivas do DF
FOTO: Emerson Tormann


Possíveis problemas a serem enfrentados

  • Oportunismo: um evento de tamanha proporção causará uma espécie de "corrida do ouro" de profissionais de toda ordem com a intenção de obter dinheiro fácil instalando antenas e conversores. Portanto, cuidado! Exija dos profissionais a devida qualificação e certifique-se de que ele tem conhecimento para executar a tarefa com qualidade. Os antenistas, como são conhecidos, devem ter formação técnica em telecomunicações ou eletrônica e registro no Conselho de Engenharia - CREA-DF.
  • Segurança: a falta de sinal em decorrência do desligamento do sistema analógico de TV aumentará consideravelmente a demanda de contratação de serviço de instalação de antenas e conversores. Sendo assim, cabe ao síndico orientar os porteiros e condôminos quanto aos procedimentos de segurança para cada profissional que quiser adentrar ao condomínio para executar a tarefa. Ficará mais fácil eliminar os oportunistas verificando se possuem habilitação profissional ou registro no CREA-DF.
  • Qualidade: mesmo que pareça um tarefa fácil, a instalação de antenas e conversores seguem algumas regras. A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT recomenda alguns procedimentos para a melhor prática nas instalações de antenas. Já o síndico deve ficar atento à norma NBR 16280 - Gestão de Reformas publicada em abril de 2014. A referida NBR, tem como objetivo regulamentar e ordenar todos os tipos de reformas em edificações, seja nas unidades individuais ou até mesmo nas áreas comuns, determinando procedimentos mais rígidos em todas as fases, antes, durante e depois das reformas, interferindo diretamente nos projetos, execuções e segurança.
  • Garantia: além da qualidade nos serviços, o sindico deve ficar atento a garantia dos equipamentos e da instalação. Os profissionais e/ou empresas responsáveis devem oferecer garantia da mão de obra que foi executada. O prazo pode variar, mas de acordo com o Art. 26 do código de defesa do consumidor, o cliente tem 30 dias para reclamar seus direitos em caso de inconformidades.
  • Conflitos: por maior que seja o alarde e o esforço em fazer chegar a informação às pessoas, nem sempre é possível atingir a todos. Sempre haverá os que nunca ouviram falar no assunto ou, se ouviram, não deram a devida importância achando que aquilo não os afetaria. Sendo assim, cabe ao síndico estar preparado para enfrentar o problema, contemporizando a situação junto ao condômino, fazendo com que o morador entenda, evitando a discussão, com argumentos claros e objetivos.

A Associação dos Síndicos de Condomínios Comerciais e Residenciais do Distrito Federal - Assosindicos DF e o Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Distrito Federal - SINTEC-DF convidam a população para participar dessa mobilização.  - "Os condomínios nem sempre possuem antenas e cabos adequados ao sistema digital de TV. A boa qualidade de som e imagem dependem de uma instalação bem feita, por profissional ou empresa habilitada, com produtos recomendados, garantia e nota fiscal. Só assim o síndico terá o conforto de assistir o melhor da TV digital sem a preocupação com interrupções." - Garante Emerson Tormann, Presidente da Assosindicos DF e Diretor Regional do SINTEC-DF.

INSCREVA-SE AQUI

COMENTÁRIOS

Nome

14136,1,14136:2002,1,16280,11,abastecimento,7,Abinee,2,ABNT,22,Abraceel,3,abradee,7,ação social,3,acidentes,9,ADASA,1,administração de condomínios,6,AES,2,água,28,Alston,1,ambiente interno,1,ANA,1,Anatel,5,Android,1,aneel,67,Angra,1,ANP,1,apagão,8,Aplicações,2,aplicativo,5,Apple,2,aquecedor solar,2,aquecimento,3,ar condicionado,3,arquitetura,4,ART,2,Asolar Energy,1,associações,3,assosindicos,29,assosindicos-df,25,aterramento,2,audiência pública,5,autoconsumo remoto,1,autogeração,4,autogeradores,2,automação,1,automóvel,6,autônomo,5,Baidu,2,bairro,1,banda-larga,6,bandeiras tarifárias,55,barrageiro,1,bateria,27,Belo Monte,9,bicicleta,2,biodiesel,2,bioenergia,5,biogás,1,biohacking,1,biomassa,5,biotecnologia,1,blog,4,blogueiros de brasília,7,BNDES,11,boletos,1,bom negócio,2,Bovespa,1,bricolagem,1,BRICS,2,burocracia,1,cabeamento estruturado,2,Cade,2,CAESB,3,calculadora,1,campanha,4,carnaval,1,carregador,6,carreira,15,carro elétrico,23,cartel,3,cartilha,5,carvão,2,catavento,2,CCEE,7,CEB,32,CELG,2,celular,11,células de combustível,1,centrais hidrelétricas,1,cesp,1,cftv,2,charge,3,chefe,1,China,9,chip,1,choque,4,choque elétrico,6,cidade inteligente,4,Ciência,8,Cinema,2,classe,1,CLDF,6,climatização,1,CO2,7,código de posturas,1,cogeração qualificada,1,coletores solares,1,combustíveis,4,comércio,2,computadores,4,comunicação,11,concessionárias,8,concurso público,1,condomínio,27,Condomínios,27,congresso,3,conjuntura,1,construção civil,3,consulta pública,7,consumo,77,conta,69,controle de acesso,1,convenção,1,convênios,1,convivência,5,CoP21,4,Copel,2,corrupção,7,CPFL,10,CREA,5,CREADF,4,crise,10,crise energética,12,crise hídrica,58,CSEM,2,cultura,4,currículo,5,cursos,22,custos,4,decreto,1,defesa civil,4,desabastecimento,2,descarga atmosférica,6,descarga elétrica,6,descargas elétricas,5,desmatamento,3,diesel,3,direito tributário,1,disjuntores,1,Dispositivo de Proteção contra Surtos,2,Dispositivo DR,2,distribuidora,15,Distrito Federal,7,dívida,4,Doe Sangue,1,DPS,2,drones,3,ecológico,2,economia,158,Edificações,7,Eduardo Braga,3,educação,12,eficiência energética,25,elétrica,11,eletricidade,46,eletricista,3,eletrobras,8,eletroeletônicos,1,Eletrolão,1,eletrônica,4,Eletros,1,elevadores,3,empreendedorismo,9,emprego,15,empreiteiras,2,Empresa de Pesquisa Energética,3,Empresas,4,Empresas abertas,1,Empresas brasileiras,1,Empresas estatais,1,endividamento,3,energia,88,energia elétrica,85,energia eólica,30,energia limpa,19,energia nuclear,4,energia renovável,32,energia solar,107,energia sustentável,13,energias alternativas,17,engenharia,28,ensino,6,entidades,1,entretenimento,1,eólica,16,EPE,6,escola,4,escolaridade,1,estágio,1,Estatais brasileiras,1,estatísticas,1,estatuto,1,evento,18,exposição,6,fábrica,7,facebook,2,falta de energia,9,família luz,1,feira,5,FGTS,4,Fiepa,1,finanças,4,financeiro,2,fios e cabos elétricos,11,fluorescentes,4,FMI,1,fontes renováveis,19,fotovoltaico,52,fraude,7,frente parlamentar,2,Funai,1,futuro,5,gás,8,gás natural,8,gasoduto,1,GDF,30,General Electric,1,gênero,1,geração compartilhada,1,geração de empregos,2,geração de energia,25,geração distribuída,8,geração eólica,18,geração solar,26,gerador,7,geradores a diesel,1,Gere sua energia,1,gestão,9,golpe,1,google,6,governo,67,greenpeace,2,greve,1,grupo gerador,1,habitíssimo,1,halógenas,3,heliotermia,4,heliotérmica,4,Hemocentro,1,hidrelétrica,20,hidrelétricas,27,hídrica,1,hidrometração,2,hidrômetro,1,história,3,HORÁRIO DE BRASÍLIA,6,HORÁRIO DE VERÃO,7,HORÁRIO DE VERÃO 2014/2015,2,hospital,1,HTTP/2,1,ibge,1,ICMS,9,idade,1,identificação,1,IDV,1,iluminação,24,imóveis,3,impeachment,2,impostos,12,inadimplência,3,incandescentes,4,individualização,1,indústria,18,inflação,3,informação,7,infraestrutura,7,Inmetro,1,inovação,66,inspeção,6,instalações,13,internet,34,investimentos,41,iPhone,1,irregularidades,5,Israel,1,ISSE 2016,1,Itaipu,7,Jirau,4,lâmpadas,12,laudo,7,laudo técnico,10,laudo termográfico,1,led,13,legislação,5,lei,18,leilão,12,licitação,3,light,3,linguagem de programação,2,linhas de transmissão,3,linux,1,literatura,2,lítio,1,livros,5,lixo,5,LUOS,5,luz,67,manutenção,14,marco civil,7,marketing,1,matriz elétrica,8,MDIC,1,megausinas,1,megawatts,1,MEI,1,Meio Ambiente,6,mercado,37,mercado de trabalho,7,mercado imobiliário,4,Mercosul,1,metrô-df,7,MG,2,Micro Empreendedor Individual,2,microgeração,26,microgeração de energia,28,microgeração distribuída,13,microsoft,5,microtorres eólicas,2,Minas Gerais,2,minigeração distribuída,4,Ministério de Minas e Energia,22,MMA,2,MME,14,mobilidade,1,Módulos Fotovoltaicos,4,monitoramento remoto,1,Montes Claros,1,mortes,3,motores a diesel,2,motores elétricos,1,MP,3,MTE,2,multinacional,2,museu,3,nanotecnologia,1,NBR,19,negócios,3,no-break,2,Normas,25,normativa,3,Norte de Minas,1,Novas tecnologias,2,NR-10,3,nuvem,2,onedrive,1,ONS,17,orelhões,1,outorga,1,painéis solares,29,painel fotovoltaico,41,palestra,7,para-raio,3,parecer técnico,1,Parque Tecnológico Itaipu,5,parques eólicos,8,pás de rotor,1,pátio,1,patrão,1,Pequenas empresas,2,perfil,1,pesquisa,25,petróleo,3,pilha,1,PL,21,placa fotovoltaica,26,planejamento,6,plano de privatização,4,plantas,2,plástico,1,PLS,5,pocel,1,política,7,poluição,5,portabilidade,7,Portugal,1,potabilidade,1,PPCUB,5,PPP,1,preço,4,Prefeitura de São Paulo,1,premiação,1,prevenção,3,primeira indústria de painéis,3,procel,3,professor,1,profissional habilitado,17,profissional liberal,7,Project Sunroof,1,projeto de lei,25,projetos na área,16,pronatec,1,proposta,7,Proteste,2,qualidade da água,1,QUANDO COMEÇA O HORÁRIO DE VERÃO,5,QUE HORAS SÃO,5,racionamento,9,rádio JK FM,1,raio,3,raios,5,recarga,1,reciclagem,4,rede inteligente,5,redes de smart grid,6,redes sociais,11,Reformas,10,registro profissional,4,regras,5,regras de convivência,5,reservatórios,16,resíduos,2,resolução,7,retrofit,1,revisão,1,revolução,2,RFID,1,risco de apagão,3,robôs voadores,1,rolamentos,1,salário,3,Santo Antônio,2,saúde,8,Sebrae,2,sedhab,1,segurança,30,seminário,1,Senai,3,Serviços,3,setor,4,setor elétrico,91,similares,1,síndico,15,Síndicos,20,sistema elétrico,5,smart grid,18,smartphone,6,sobrecarga,1,Socioeconomia,2,software,9,solar,26,Spotify,1,startup,2,stj,2,subsíndico,4,sustentabilidade,32,tarifa,92,TCDF,1,teatro,1,Técnicas,2,técnico,5,técnico de grau médio,10,técnicos industriais,15,tecnologia,41,tecnologia da informação,34,telecomunicações,16,telemedidores,2,temperatura,1,termelétrica,8,termografia,1,termologia,1,tesla,5,trânsito,1,transmissão de energia,6,tributação,7,turbina,4,turbina eólica,9,TV Digital,5,Ubuntu,1,UnB,6,União Européia,1,urbanismo,1,usina hidrelétrica,15,usina nuclear,2,usina solar,19,usinas eólicas,10,vento,1,video,6,videovigilância,1,vistoria,3,vizinho,3,voltagem,1,web,6,webinar,3,whatsapp,7,workshop,1,zelador,1,
ltr
item
apservtec: O que o síndico deve saber sobre o desligamento do sinal analógico de TV?
O que o síndico deve saber sobre o desligamento do sinal analógico de TV?
https://3.bp.blogspot.com/-1zpncBFNkC4/WB0Nypa-dTI/AAAAAAAAdto/Gn5qHB75cSA7q9n8wIcSiF60vNr7RsMXwCLcB/s1600/TV-analogica-tubo.gif
https://3.bp.blogspot.com/-1zpncBFNkC4/WB0Nypa-dTI/AAAAAAAAdto/Gn5qHB75cSA7q9n8wIcSiF60vNr7RsMXwCLcB/s72-c/TV-analogica-tubo.gif
apservtec
http://servicos.atualidadepolitica.com.br/2016/11/o-que-o-sindico-deve-saber-sobre-o.html
http://servicos.atualidadepolitica.com.br/
http://servicos.atualidadepolitica.com.br/
http://servicos.atualidadepolitica.com.br/2016/11/o-que-o-sindico-deve-saber-sobre-o.html
true
104026982293760891
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver Todos Ler Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGS POSTS Ver TUDO RELACIONADAS TÓPICO ARQUIVO BUSCAR TODOS A busca não retornou respostas Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora 1 minuto há $$1$$ minutos 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar TUDO Selecionar TUDO Todos os códigos foram copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário